História

por Interlegis — última modificação 10/05/2018 13h26
O surgimento do Município e da Câmara de Vereadores de Guaraciaba.

Para se conhecer a História legislativa do Município de Guaraciaba é necessário, primeiro, saber como se deu o surgimento da cidade que se deu no final do século XVII conforme explica José Flávio Morais Castro em seu livro Aspectos Históricos, Culturais e Geográficos do Município de Guaraciaba Minas Gerais citando dados do IBGE:

“os primeiros povoadores estabeleceram-se às margens do rio Piranga, principalmente na confluência com o rio Bacalhau, com o objetivo de encontrar ouro: ‘Pelos fins do século XVII, alguns faiscadores (os chamados “faiscadores” são aqueles que realizam os trabalhos de mineração de forma rudimentar, sem aparelhagem mecânica.), oriundos de Ouro Preto e Mariana, vieram ter ao rio hoje denominado ‘Bacalhau’, iniciando-se, com isto o desbravamento da região em que se localiza o município de Guaraciaba”. (CASTRO, 2008. Pág. 24)

 

Com os desdobramentos da interiorização das Minas Gerais os pequenos povoados começam a se desenvolver aumentando seu número populacional e consequentemente surgem vários problemas sociais. Havia algumas lideranças e muitas influências que tomaram força com a chegada do Padre Joaquim Dimas Guimarães que teve importantíssima participação da emancipação do distrito de Piranga a qual pertencia Barra do Bacalhau (hoje Guaraciaba). Segundo Carmen Guimarães Lourenço em seu livro (Guaraciaba: Fragmentos Históricos e Sociais) “em 1938, padre Dimas liderou um grupo de pessoas que fez um movimento político junto às autoridades estaduais, pleiteando a emancipação desse distrito, do município de Piranga.” (LOURENÇO, 1999. Pág. 24), mas restou fracassada a tentativa.

 

Porém somente em 1948 é que foi alcançada a tão sonhada emancipação junto à Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais no qual aprovou a Lei 337 que elevou Guaraciaba ao patamar de Município. Com a emancipação surgia a necessidade de se criar o poder legislativo no qual foi criada a Câmara Municipal de Guaraciaba no mesmo ano de sua emancipação, assim, a primeira gestão dos legisladores ocorreu de 01 de abril de 1949 a 31 de março de 1953, antes, porém o município esta sob a gestão de Dr. Itamar de Barros, nomeado pelo Governador Milton Campos. Naquela época Dr. Itamar ficou à frente do município por apenas 3 meses no qual se deu de 01 de janeiro de 1949 a 31 de março de 1949 quando passou o cargo ao primeiro prefeito. Assim entre 1949 e 1953 Guaraciaba pode contar com os serviços dos primeiros legisladores, a saber, de acordo com Carmen Guimarães Lourenço: “Vereadores: José Afonso Pinto Coelho, Agostinho Nunes d’Assumpção, José do Patrocínio da Cunha e Castro, José Francisco Alves, Vivaldino Ferreira da Silva, Hermógenes Ferreira da Silva, Joaquim Saraiva Lessa, João Quirino da Silveira, Joaquim Félix Moreira”.

Daquela época para os dias atuais (2018) muitos foram os vereadores que contribuíram para o bom desenvolvimento de Guaraciaba que completa 69 (sessenta e nove) anos de emancipação.

 

Referências Bibliográficas

CASTRO, José Flávio Morais. Aspectos históricos, culturais e geográficos do município de Guaraciaba – MG. Belo Horizonte: Ed. PUC Minas, 2008. 164 p.

LOURENÇO, Carmen Guimarães. Guaraciaba; fragmentos históricos e sociais. Guaraciaba, MG, 1999. 188 p.